Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal

Última modificação: 08/04/2022 - 10:35
video institucional

Competências:

O PPGBV é uma Unidade Acadêmica da UFU estruturada para desempenhar e exercer as funções enssenciais ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, na área de Biologiva Vegetal. tem por competência:

I - planejar, coordenar executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Biologia Vegetal;

II - planejar a aplicação dos recursos orçamentários que lhe forem alocados e adminstrar os bens patrimoniais sob sua responsábilidade;

III - coordenar e implementar a politica de recursos humanos do PPGBV; e

iV - elaborar proposta de regulamento do programa, em consonância com Regimento Interno do INBIO, com o Estatuto e o Regimento Geral da UFU e legislações pertinentes.

A Coordenação do Programa é o orgão executivo que administra e coordena as atividades do PPGBV;

Histórico:

Desde 1970, Universidade Federal de Uberlândia investiu na capacitação dos docentes do antigo Departamento de Biociências, agora denominado Instituto de Biologia. Os docentes foram designados para atuar nas quatro grandes áreas do conhecimento da Biologia, dentre elas a área de Botânica. Com a consolidação das atividades de ensino e pesquisa destes docentes, foi proposto grupo de pesquisa do CNPq denominado Botânica–UFU para organizar e divulgar os trabalhos realizados dentro das subáreas do conhecimento da Botânica. Dentro da trajetória de aperfeiçoamento continuado em Botânica, surge a proposta de criação e implementação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV–UFU). Desta forma, os docentes da área poderiam atuar com maior capacitação dentro de sua área de pesquisa, compartilhando o conhecimento adquirido ao longo de suas carreiras por meio da orientação de alunos de pós-graduação em projetos dentro da Botânica. A proposta do Programa PPGBV–UFU foi aprovada em 2007 pelo Conselho do Instituto de Biologia e pelo Conselho de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia e sua implantação foi autorizada pelo Conselho Universitário da UFU por meio da Resolução no 05/2008. Ao final de outubro 2009, o Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFU foi aprovado pelo CTC/CAPES. O primeiro ato administrativo do Programa ocorreu em 20 de novembro de 2009, no qual em assembleia dos docentes do Programa, foram nomeados os membros do Colegiado e também o primeiro coordenador Pro tempore. As atividades acadêmicas iniciaram-se com o ingresso da primeira turma de mestrandos em 2010. A Portaria número 1.045 de 18 de agosto de 2010 do Ministério da Educação e Cultura (MEC) publicada no Diário Oficial da União de 19 de agosto de 2010, seção 1, pag. 10, reconhece o Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal/UFU. O programa apresenta uma única área de concentração denominada Biologia Vegetal que está dividida em duas grandes áreas de pesquisa: Padrões e Processos em Plantas.

Objetivo:

O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal está organizado de forma a promover o aprimoramento científico e a melhoria do Ensino nesta área do conhecimento. Uma vez que os projetos de pesquisa envolvem muitos aspectos da biologia das plantas, a organização nas quatro áreas básicas do conhecimento botânico não permitiria uma interação destas pesquisas e seus participantes. Neste sentido, a definição de duas Linhas de Pesquisa – Padrões e Processos – permite também uma visão mais abrangente da Botânica de maneira integrada. Na linha de pesquisa Padrões em Plantas, encontram-se os projetos de morfologia e anatomia, sistemática, filogenia e distribuição espacial/temporal dos indivíduos, populações, espécies e/ou comunidades. Na linha de pesquisa Processos em Plantas, enquadram-se os projetos que englobam aspectos do estabelecimento e funcionamento das plantas, incluindo aspectos fisiológicos e sua relação com o ambiente, como reprodução e interações abióticas e bióticas dos indivíduos, populações, espécies e comunidades vegetais.

Missão:

As atividades de ensino, pesquisa e extensão e o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal têm permitido a capacitação de alunos que desenvolvem Iniciação Científica na área de Botânica dentro da própria Instituição, bem como vem atraindo alunos de outras Instituições de Ensino do estado de Minas Gerais e de outros estados para o nosso programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Parte significativa das pesquisas desenvolvidas no Programa está centrada nos recursos florísticos do Bioma Cerrado, predominante no Triângulo Mineiro. No decorrer do curso, o aluno deverá cursar disciplinas escolhidas em comum acordo com seu orientador de forma a contribuir à sua formação, além de desenvolver a dissertação dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa.

.Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8 às 11 h e das 13 às 16 h e 30 min.

Rua Ceará, s/n
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil