Processos Seletivos

Ingresso
Edital de abertura das inscrições e do Processo de Seleção 2020/1 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal - Mestrado Acadêmico.
06/12/2019 - 17:16
Ingresso
Edital SEI/PPGBV nº 2/2018 - Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal - Mestrado Acadêmico
12/12/2018 - 16:22

Processo seletivo (orientações, formulários e modelos de documentos)

por Portal PPGBV IB
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 27/09/2019 - 08:51
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Documentos / Processos seletivos / Serviços
Definições: 

Anualmente o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal realiza inscrições para o processo seletivo, de acordo com edital próprio (ver anexos) divulgados nesta página web e em outros meios de comunicação. Para se inscrever o candidato deve apresentar, o formulário de inscrição com os dados do candidato e documentação, conforme edital. Após a homologação das inscrições pelo Colegiado do Programa a Comissão de Seleção aplica a prova de seleção, e estabelece a ordem de classificação dos candidatos.

Requisitos: 

São pré-requisitos para prestar o Processo Seletivo:

  1. As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de Ciências Biológicas e Agrárias, abrangendo as subáreas de Biologia, Ecologia, Agronomia e Engenharia Florestal. 
  2. Exame de Proficiência em língua inglesa - Os candidatos deverão apresentar proficiência na língua inglesa. Caso não tenha o certificado no momento da inscrição, o candidato deve estar ciente de que deverá comprovar a proficiência em Lingua Inglesa até o 6º mês após a matícula. Serão aceitos os certificados de proficiência, com validade a partir de 2010, emitidos pelo (a):
    • PROFLIN-ILEEL-UFU (http://www.ileel.ufu.br/proflin)
    • Instituições de ensino superior e outros certificados definidos pelo PPGBV;
    • Programas de Pós-graduação reconhecidos ou recomendados pela CAPES.
    • Serão aceitos os exames oficiais, considerando-se as validades neles declaradas:
    • Cambridge
    • Michigan
    • Toefl
    • Obs.: Os candidatos estrangeiros ou naturalizados, não lusófonos, deverão apresentar, em caráter complementar e eliminatório o certificado de aprovação no:  a) PROFLIN - Língua Portuguesa do ILEEL-UFU (http://www.ileel.ufu.br/proflin) ou b) Certificado CELPE-BRAS (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm). Observados as mesmas condições e os mesmos prazos de validade das demais certificações de proficiência. 
    • Para os exames em que não consta nenhum prazo de validade, será considerado o período mácimo de 5 anos, a partir da realização do mesmo.
Setor Responsável: