Serviço

Matrícula

por Admin
Publicado: 12/06/2017 - 16:56
Última modificação: 11/08/2023 - 09:51
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Mestrado / Serviços
Definições: 

Matrícula é o processo de vinculação do discente ao Programa, sendo exigida sua aprovação em Processo Seletivo.

 

Requisitos: 

Ser aprovado no Processo Seletivo para ingresso de discente no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (Curso de Mestado Acadêmico).

Orientações: 

A documentação necessária para a matícula deve ser encaminhar para o e-mail do Programa (processoseletivo_ppgbioveg@inbio.ufu.br).

O Candidato deverá gerar um único arquivo em PDF, a digitalização dos documentos abaixo relacionados, na ordem em que são citados, não sendo necessário o envio da documentação física.

O arquivo deverá ser nomeado da segunte forma: "Documentos pessoais e acadêmico do Ingressante - Nome do candidato".

Segue a lista dos documentos requeridos:

  • Requerimento de matrícula  preenchido e assinado pelo candidato
  • Certidão de Registro Civil (Nascimento/ Casamento)
  • RG / CNH / CIN (Carteira de Identidade Nacional)
  • CPF
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral
  • Documento militar (Certificado de reservista, se do sexto masculino)
  • Diploma de Graduação (devidamente assinado pelo Titulado) ou certificado de conclusão do curso contendo a data de colação de grau realizada.

No caso de candidato extrangeiro:

  • Registro Nacional Migratório (RNM)
  • CPF
  • Passaporte
  • Registro Civil e Diploma traduzidos
  • Visto de permanência no Brasil.

No caso de candidato visitante, alem dos documentos citados acima, deverá ser entregue:

  • Comprovante de vínculo no mestrado ou doutorado na Instituição de Ensino Superior de Origem.

Observações:

  • Os documentos devem estar legíveis, sem cortes e digitalizados verso e anverso.
  • Toda documentação dever ser enviada, mesmo que as que foram entregues para participar da seleção.
  • Como comprovante da graduação é válido, o certificado de conclusão da graduação (documento recebido após a colação de grau) ou o Diploma. Não são aceitos atestados emitidos pela secretaria.
  • O Diploma deve conter a assinatura do discente no campo "Titulado" ou "Diplomado"
  • Lembre-se que caso o documnto tenha frente e verso ambos os lados devem ser digitalizados.

Observações sobre o preenchimento do Requerimento de Matrícula

  • O campo de Matrícula deve ficar em branco.
  • Preencha todas as informações pessoais.
  •  Preencha as disciplinas nas quais deseja se matricular (consulte o Horário de Aula)
  • Preencha a data e assine, antes de digitalizar o documento.

Observações sobre o preenchimento do da Planilha de Dados Pessoais

A planilha (arquivo em formato ODS) deve ser cuidadosamente preenchida, sem uso de caixa alta, com os dados completos, estas informações serão lançadas no sistema da UFU.

Deve ser respeitada a gragia dos nomes (inclusive a acentuação) conforme a certidão de registro civil (Não use caixa alta ou abrevie algum nome).

Em todos os campos em que for solicitado UF, deve-se colocar a sigla do Estado, por exemplo, MG.

Datas devem ser preenchidas no formato 10/07/2023.

O número do CPF, o RG e o Título de Eleitor devem ser preenchidos sem ponto ou hifem.

A sigla do órgão emissor do RG deve ser preenchida sem traços ou pontos, exemplo: PCMG.

Estado Civil (solteiro(a), casado(a), dequitado(a), divorciado(a), viúvo(a), união estável.

Tipo de endereço: Alameda, Avenida, Rua, etc.

Nome do Logadouro é o nome da Alameda, Avenida, ou Rua.

O CEP deve ser informado no formato xx.xxx-xxx - exemplo 48.400.320.

O telefone residencial deve ser informado no formato (34) 3225-8637.

O telefone celular deve ser informado no formado (34) 99999-2222.

A planilha está preenchida com um exemplo para ajudá-los na visualização.

Toda a documentação ( "Documentos pessoais e acadêmico do Ingressante - Nome do candidato" e " Planilha de Dados Pessoais") devem ser enviadas para o email do Programa em até 7 dias úteis antes do início do período de matrícula de ingressantes previsto no Calendário Acadêmico da Pós-gradução.

O Programa recebe a documentação e envia os documentos de todos os ingressantes ao setor competente para o cadastro dos discentes na instituição e após o cadastro, a Secretaria do Programa processa os pedidos de matricula nas disciplinas solicitadas.

Em caso de desistência da vaga, informe à Secretaria do Programa por email.

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