Serviço

Agendamento - Defesa da Dissertação

por Portal PPGBV IB
Publicado: 10/10/2017 - 16:13
Última modificação: 22/05/2023 - 11:58
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Mestrado / Serviços
Definições: 

Para obtenção do grau de mestre, o discente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal deve apresentar a dissertação de mestrado acadêmico em sessão pública, na forma de seminário com duração de trinta a cinquenta minutos.

A arguição e julgamento serão feitos por uma comissão examinadora presencialmente, por videoconferência/ web conferência ou por parecer consubstanciado.

No caso do parecer, o Presidente da Banca Examinadora fará a leitura do mesmo, devendo o julgamento ser lido no encerramento da sessão.

A comissão examinadora deve ser composta por três membros titulares (sendo um membro externo à UFU) e um suplente, todos portadores de título de Doutor, Livre Docente ou Notório Saber. A indicação da banca deve ser homologada pelo Colegiado do Programa.

Requisitos: 

Para o agendamento da defesa da dissertação, o discente deverá:

1. Ter integralizado no mínimo 24 créditos em disciplinas, sendo treze em disciplinas obrigatórias e as demais em disciplinas eletivas;

2. Ter protocolado o Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho, no prazo de 6 meses após seu ingresso;

3. Aprovação em Exame de Proficiência em Língua Inglesa, registrada no histórico;

4. Aprovação em Estágio de Docência (para bolsista de órgão de fomento que assim o exigir), registrada no Registro no histórico.

Atenção: Discente cujo histórico escolar conste pendência de documentos não poderá realizar a defesa de sua dissertação.

Orientações: 

Etapas para o agendamento da defesa:

 

1ª Etapa – COM 45 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

O orientador deverá:

1. Encaminhar email à Secretaria do Programa solicitando a abertura do processo de indicação de banca. Devem ser anexados:

1.1. Formulário de agendamento da defesa de Mestrado, em formato PDF-A

1.2. Formulário de cadastro de Membro Externo convidado, em formato Word

1.3. Aceite ao convite do membro externo para participação da comissão examinadora, em PDF-A.

Obs.: Solicite com antecedência a reserva de espaço físico e apresente comprovante de reserva.

 

2ª Etapa - COM 30 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

O orientador deverá:

1. Enviar para o e-mail do Programa:

1.1. Formulário com as informações do Discente

1.2. Versão digital do boneco da dissertação para ser enviada aos membros da comissão Examinadora

1.3. Informar o endereço (eletrônico ou residencial) dos membros da comissão examinadora para envio do boneco da dissertação.

2. Entregar na Secretaria do Programa:

2.1. Versão impressa do boneco da dissertação, para aqueles membros da Comissão examinadora que solicitarem.

2.2.  Solicite ao membro que não for servidor da UFU que realize seu cadastro como usuário externo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), para que mesmo possa assinar a ata (http://www.ufu.br/perguntas-frequentes/como-fazer-cadastro-de-usuario-ex...)

Obs.:

a) A ficha catalográfica deve ser confeccionada antes da entrega da versão digital para ser enviada aos membros da comissão examinadora. (Ver ficha catalográfica);

b) O trabalho deve ser encaminhado à Secretaria do Programa, para que seja formalmente encaminhado aos membros da Comissão Examinadora.

 

3ª ETAPA – 10 dias antes da defesa (no caso de defesa com parecer consubstanciado/ epistolar)

No caso de defesa com parecer consubstanciado/ Epistolar, a avaliação do membro externo deverá ser enviada para o e-mail do Programa com antecedência de 10 dias em formulário próprio.

 

4ª ETAPA – dois dias de antes da defesa

O Discente deverá:

1. Enviar e-mail para os membros da Comissão Examinadora confirmar o dia, local e horário da defesa.

2. Verificar com o membro externo que o mesmo já realizou e concluiu seu cadastro como usuário externo UFU no SEI.

3. Formatar e imprimir a folha de aprovação para assinatura da Comissão Examinadora. No dia da apresentação da dissertação, o discente deve levar o arquivo digital desta folha para realiza a alteração:

3.1.  Formatar e imprimir a folha de aprovação para assinatura da Comissão Examinadora. No dia da apresentação da dissertação leve também o arquivo digital dessa folha, para atualização do título, o caso a comissão sugira alteração no título;

3.2.  Verificar com o orientador como será o deslocamento do convidado externo, quem buscará no aeroporto, hotel, etc;

3.3.  Caso necessite de algum equipamento do Programa, o mesmo deve ser agendado com antecedência;

3.4.  Verificar se os equipamentos a serem utilizados estão em perfeitas condições.

 

5ª ETAPA – no dia da Apresentação

O Discente deverá:

1. Pegar na Secretaria do Programa, o cartaz de divulgação (que deverá ser fixado na porta de entrada da sala) e a lista de presença (que deve ser assinada por todos que assistirem à apresentação). 

2. Compareça com antecedência, para verificar as consições do local e preparar sua apresentação.

3. Caso tenha sido agendado auditório, solicitar ao Setor de Segurança que abra as portas do auditório reservado (3225-8030 ou 3225-8031)

4. Caso seja necessário, solicite ajuda no Setor de Áudio Visual (Bloco 8C - 3225-8015 e demais salas do Campus Umuarama 3225-8468)

5. Terminada a apresentação o discente deverá devolver os documentos (Item 2) e qualquer equipamento que tenha sido emprestado pelo Programa.

 

O Orientador deverá:

1. Verificar com a Comissão se todos entregaram o formulário de análise prévia da dissertação.

2. Concluída a apresentação, realizar os ajustes necessários na ata, fazer a leitura e antes de assinar, selecionar o documento e configurar a fonte para automático.

3. Solicite aos membros da Comissão que assine a ata e a folha de aprovação para ser anexada a dissertação.

4. Oriente o professor visitante para que realize a prestação de contas da viagem, quando for concedido passagens e diárias.